O mercado da beleza está repleto de produtos que prometem fios mais fortes, brilhantes e menos rebeldes em poucos dias.
São tantas as opções que as vezes acontece aquela confusão mental, não é?!
Para solucionar esse problema, vamos conversar hoje sobre 3 tipos de tratamentos e qual deles você utilizará para cada necessidade do fio.
Afinal, qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?
Para você entender melhor qual a diferença entre a Hidratação, Nutrição e a Reconstrução, vamos conversar sobre elas separadamente:
1) Hidratação
É muito comum a cliente chegar ao salão e pedir por uma “hidratação” para os fios.
Mas é dever do cabeleireiro analisar o fio e passar para sua cliente qual o tratamento mais adequado para o cabelo dela naquele momento.
A hidratação é o tratamento que irá repor a água dos fios que é perdida com procedimentos químicos, como secador, chapinha e também pelo sol e poluição.
Esse tratamento age apenas na cutícula, que é a parte externa do fio.
Assim, é indicado para cabelos que estão opacos e ressecados, pois devolverá a maciez e penteabilidade dos fios, garantindo aquele brilho tão desejado.
O ideal é que ela seja feita semanalmente.
2) Nutrição
Diferente da Hidratação que atua na superfície do fio, a nutrição atinge a parte interna do fio, atuando na cutícula e também no córtex.
Portanto, opte pela Nutrição quando o cabelo estiver quebradiço e áspero.
Ela trabalhará repondo os lipídios, proteínas, vitaminas e minerais.
Para você entender melhor, os lipídios são responsáveis por criar uma capa protetora na superfície do cabelo, restaurando a força e reduzindo o ressecamento.
Já as proteínas restauram as deficiências de todo o fio, dando um banho de maciez no cabelo, enquanto as Vitaminas e Minerais ativam e estimulam o couro cabeludo, auxiliam no fortalecimento dos fios.
É indicado que a nutrição seja quinzenal.
3) Reconstrução
A reconstrução atua na parte mais profunda do fio do cabelo, que é o córtex, reconstruindo de dentro para fora, devolvendo a elasticidade e resistência à fibra capilar.
Assim, o tratamento de Reconstrução é indicado para cabelos desestruturados, fragilizados por excesso de coloração ou descoloração e extremamente quebradiços.
É indicado que a reconstrução seja mensal.
Vale lembrar que uma das Reconstruções mais conhecidas é a Cauterização, cujas tecnologias utilizadas podem ser:
1) Silícios: Reforça a estrutura interna do cabelo (Córtex), devolvendo a resistência e elasticidade;
2) Proteína de Trigo Hidrolisada (Crodasone): Nutri e reforça a estrutura interna do Córtex, aumentando a Hidratação do cabelo.
Ela possui uma grande concentração de ceramidas, principal lipídio que promete fechar as cutículas e mantê-las seladas.
3) Óleo de Algodão: Devolve a coesão entre cutícula e córtex.
Esse óleo antioxidante possui Vitaminas e Ácidos Graxos, ômega 3 e ômega 6, além de apresentar alta concentração de ceramidas, assim como a proteína de trigo hidrolisada.
DICA EXTRA: Para loiras com progressiva o cuidado é em dobro!
A progressiva resseca e impermeabiliza o fio, causando queda e tornando mais difícil a entrada de produtos de tratamento.
Por outro lado, a descoloração também deixa o cabelo quebradiço, ressecado e com pontas duplas.
Nesse caso, tratamento ideal é a RECONSTRUÇÃO, que irá agir profundamente no fio do cabelo, devolvendo a hidratação, nutrição e reconstrução, gerando maior resistência, maciez e brilho aos fios.